Palavras

'Operação Secreta' é lançado a 3 de Maio

O livro do jornalista britânico acaba de ser transformado em longa-metragem que estreia a 12 de Maio

None

A Dom Quixote edita a 3 de Maio a  'Operação Secreta', do jornalista britânico Ben Macintyre, obra que conta como a operação Mincemeat mudou o curso da II Guerra Mundial. O livro do jornalista britânico acaba de ser transformado em longa-metragem, protagonizada por Colin Firth, com estreia prevista para 12 de Maio nas salas nacionais.

Em Abril de 1943, um pescador de sardinhas avista o corpo de um oficial britânico a flutuar ao largo da costa espanhola e desencadeia uma série de acontecimentos que vão mudar o curso da II Guerra Mundial. A Operação Mincemeat foi o mais bem-sucedido, e mais estranho, logro em tempo de guerra. Enganou os chefes da espionagem nazi, pôs tropas alemãs a correr na direção errada e salvou milhares de vidas ao pôr em campo um agente secreto que era diferente, num aspeto crucial, de todos os espiões anteriores e posteriores: estava morto. A sua missão: convencer os alemães de que em vez de atacar a Sicília, os exércitos aliados planeavam invadir a Grécia.

Produto da imaginação de um excêntrico oficial da RAF e de um brilhante advogado judeu, o grande engano envolveu um extraordinário elenco de personagens que incluiu um famoso patologista forense, um prospetor de ouro, um inventor, uma bonita secretária do Serviço Secreto, o comandante de um submarino, três romancistas, um irascível almirante apaixonado pela pesca com mosca e um vagabundo galês morto. Esta é a história do mais extraordinário plano de dissimulação alguma vez engendrado pelos espiões de Churchill: uma mentira descarada que viajou de uma cave em Whitehall até à secretária de Hitler.

BEN MACINTYRE é colunista e editor-associado no The Times. Trabalhou como correspondente do jornal em Nova Iorque, Paris e Washington. É autor de vários livros incluindo os bestsellers Um Espião Entre Amigos e Jogo Duplo. Em 2019, O Espião e o Traidor, que conta a história de um espião-duplo do KGB, Oleg Gordievsky, foi n.º 1 do top de vendas do Sunday Times e fez parte da shortlist para o Ballie Gifford Prize e o National Book Awards. Todos são sucessos de vendas em Portugal onde são publicados pela Dom Quixote.