Pessoas

"Bebe-se um café, escreve-se um refrão", desafia Carlão

“Bebe-se um café, escreve-se um refrão”. É este o nome do mais recente projecto desenvolvido pelo cantor e músico Carlão, que convidou sete duplas de artistas para tomarem um café e partilharem os seus processos de criação em torno da construção de um refrão, a pedra basilar das canções.

O resultado desses encontros criativos deu origem a sete vídeos, lançados semanalmente no website da Rádio Comercial, media partner deste projecto.

Cada episódio de 'Bebe-se um café, escreve-se um refrão' capta e acompanha um dia de trabalho, partilha e convívio entre um(a) compositor(a) e um(a) cantor(a)/autor(a), convidados por Carlão.

Este conteúdo é único porque permite que se conheça os bastidores da composição musical e um pouco mais da intimidade de cada Artista. Muitos não se conheciam pessoalmente, outros nunca tinham trabalhado juntos, mas todos aceitaram o desafio e o resultado que não poderia ser mais inspirador. A premissa do encontro é o desenvolvimento de um refrão a partir de uma base musical previamente concebida pelo compositor. O criador e anfitrião do projecto – Carlão – recebe, primeiro num café e depois no seu estúdio, a dupla de cada sessão e, após uma primeira audição da base instrumental, o desafio proposto é usar na letra três palavras retiradas aleatoriamente de um livro escolhido pelo próprio, a pensar na personalidade específica de cada um dos autores das letras. O projecto é um programa cultural, mas também lúdico, onde informalmente se descortinam diversos métodos de trabalho e interacção entre artistas, mostrando ao público a dinâmica do processo criativo, através do acompanhamento do trabalho em progresso, 'in loco', no estúdio. Radar dos Sons - Produções Culturais

Para Carlão, “este é um projecto que pretende criar um espaço aberto de debate e intercâmbio em modo tertúlia, criando pontes entre intérpretes de géneros paralelos que muitas vezes só precisam de um empurrão para cruzarem os seus caminhos.”

A parceria com a dupla Beatbombers + Tatanka dará origem ao próximo single de Carlão, com edição prevista para o próximo mês de Outubro.