Líderes com guia para o marketing
Rafael Cerveira Pinto e Miguel Magalhães lançam novo livro
Rafael Cerveira Pinto e Miguel Magalhães lançam um novo livro esta semana. 'Marketing para Líderes', editado pela Editora d’Ideias, vai ser apresentado a 16 de Fevereiro, quinta-feira, pelas 18h30, no IPAM - Porto. Daniel Sá, Diretor Executivo do IPAM, e Susana Costa e Silva, coordenadora da coleção Ideias de Gestão Pocket | Marketing, estão encarregues da apresentação da obra.
O novo guia para atuais e futuros líderes de negócio aborda o modo como o desenvolvimento e o acesso global à tecnologia deu origem a um novo paradigma na área do marketing: a negligência da estratégia e tomada de decisão. Neste livro, os autores Rafael Cerveira Pinto e Miguel Magalhães alertam para a importância do processo estratégico de tomada de decisão em marketing, orientado para o mercado e integral a toda a organização. A obra inclui, ainda, exemplos de sucesso de marcas nacionais e internacionais.
Rafael Cerveira Pinto, autor, gestor e consultor de marketing, afirma que “escrever este livro foi uma forma de dar o nosso contributo aos líderes de negócio e, em particular, à comunidade de profissionais de marketing.” O autor acrescenta, ainda, que “pensar o futuro sem esquecer o passado - é também um tema considerado nesta obra, que destaca a importância crescente da interseção dos fundamentos e competências de gestão de marketing, com a liderança e tecnologia.”
Miguel Magalhães, autor e atual Gestor de Marca na Procter & Gamble, partilha que “este livro de bolso é o primeiro passo que tomamos num longo caminho de educação e empoderamento do marketing em Portugal.” Miguel Magalhães destaca, ainda, que “o que o marketing, as empresas e a economia portuguesa precisam é de líderes com capacidade analítica, estratégica e crítica. Cabe aos profissionais e à academia elevarem esta narrativa e capacitarem os futuros marketers para posições de liderança.”
A obra integra a coleção Ideias de Gestão | Pocket da Editora d’Ideias, dividida por cinco grandes áreas da gestão: Marketing, Pessoas, Inovação, Gestão e Finanças. Esta coleção de livros constitui um repositório de temas relevantes destinados a empreendedores, empresários, gestores, investigadores e consultores. A coordenação no domínio do Marketing é da responsabilidade da Professora Susana Costa e Silva, da Católica Porto Business School.
Rafael Cerveira Pinto é Managing Partner da consultora Squadra e Profissional Senior, com elevada experiência executiva na área de Gestão de Marketing e Vendas em empresas líderes de mercado. O autor lidera, ainda, projetos de consultoria nas áreas de Estratégia, Marca e Portefólio, Comunicação, Inovação e Desenvolvimento de Negócios.
Miguel Magalhães, Senior Brand Manager da Procter & Gamble no Reino Unido, é licenciado e mestre em Gestão de Marketing pelo IPAM, onde leciona Fundamentos e Plano de Marketing. Começou a sua carreira na área de consultoria em Portugal e conta, também, com projetos na Índia, onde lançou cursos de Marketing Management com mais de 4000 estudantes.