Produtos e Marcas

Aeroportos da Vinci em Portugal obtêm certificação ambiental máxima

None

Os aeroportos da Vinci em Portugal obtiveram a certificação ambiental ACA 4+, o nível mais elevado do programa de avaliação ambiental da ACI, foi hoje anunciado.

"Esta certificação reconhece que os aeroportos contabilizaram e comunicaram plenamente as emissões diretas e indiretas de dióxido de carbono relacionadas com as suas atividades e operações, reduziram significativamente as suas emissões diretas, compensaram as suas emissões diretas residuais e começaram a reduzir as suas emissões indiretas", refere um comunicado hoje divulgado.

Com esta avaliação, Portugal torna-se no primeiro país da União Europeia a ter todo o seu sistema aeroportuário, composto por 10 aeroportos, a certificação ACA 4+, um desempenho que a Vinci diz resultar da implementação do seu plano de descarbonização, que permitiu, desde 2018, reduzir as emissões diretas de dióxido de carbono em 35%.

Como pilar deste plano de ação, o programa de produção fotovoltaica da VINCI Airports está atualmente a ser implementado em todos os aeroportos portugueses, com a primeira unidade já em atividade no aeroporto de Faro desde 2022.

O programa de sumidouros de carbono florestal da VINCI Airports, destinado a sequestrar as emissões residuais (âmbitos 1 e 2), foi também implementado perto dos aeroportos de Faro, Porto Santo e Lisboa.

Entre as iniciativas de âmbito 3 implementadas nos aeroportos portugueses em 2022, destacam-se: abertura da maior estação de carregamento de veículos elétricos de Portugal no aeroporto de Lisboa; primeiros voos comerciais com biocombustíveis sustentáveis (SAFs) nos aeroportos de Lisboa, Porto e Açores.

A ANA Aeroportos de Portugal, grupo responsável pela gestão dos 10 aeroportos em Portugal, passou a fazer parte da rede VINCI Airports em setembro de 2013. Gere aeroportos no continente (Lisboa, Porto, Faro e Beja) e nas ilhas dos Açores (Ponta Delgada, Horta, Flores e Santa Maria) e Madeira (Madeira e Porto Santo).