Pessoas

84% das mulheres que saem à noite em Portugal afirma já ter sido vítima de assédio

None

Um estudo feito pela plataforma de diversão nocturna Wikinight revela que 84% das mulheres portuguesas, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, já foram vítimas de assédio numa saída à noite.

A Wikinight quis mostrar, no Dia da Mulher, que o assédio em ambientes de diversão nocturna ainda é uma realidade.

O estudo, realizado através da página da Wikinight na rede social Instagram, teve como objectivo perceber se as mulheres que têm o hábito de sair à noite já tinham sofrido algum tipo de assédio. 84% das mulheres afirmou que sim.

As inquiridas responderam que os piropos e os comentários obscenos e machistas são regularmente ouvidos. 88% admitiu que já tinha ouvido um piropo desconfortável e 79% revelou que já tinha recebido comentários machistas na noite. 87% das mulheres já sentiu que o seu espaço pessoal foi invadido sem o seu consentimento. 

As situações decorrem regularmente na noite portuguesa, o que deixa sempre as mulheres em alerta para os riscos e problemas que possam ocorrer. 93% das mulheres interrogadas revela que se preocupa com a sua segurança cada vez que sai à noite para se divertir. Wikinight