Viagens de lazer e de negócios estão a crescer ao mesmo ritmo
Turistas continuam a preferir as experiências, sobretudo exclusivas que, em Portugal, registaram procura de 151,6%) em relação a 2019, e aumentou 45,3% comparando março de 2023 com o ano anterior
As viagens de lazer e de negócios estão a crescer ao mesmo ritmo, com um aumento de 42% este ano, de acordo com o Travel Industry Trends 2023 do Mastercard Economic Institute.
"A recuperação das viagens de negócios aconteceu, sobretudo, a partir do segundo semestre de 2022 e até ao início de 2023, altura em que superaram os voos de lazer, nas regiões que privilegiaram o regresso ao 'escritório'", segundo um comunicado.
De acordo com a mesma nota, "Portugal posiciona-se como o oitavo destino turístico no 'top' dos 10 destinos preferidos pelos europeus, de acordo com dados de janeiro e fevereiro deste ano, superando os Países Baixos, a Suécia e a Irlanda".
Turistas continuam a dar prioridade às experiências
A preferência por experiências, ao invés da compra de bens, mantém-se, com um crescimento da procura por experiências mais exclusivas. O estudo mostra que os turistas europeus estão a desembarcar em destinos menos conhecidos em busca de imersão cultural e viagens mais sustentáveis. Esta tendência deve-se, por um lado, ao regresso a algum nível de conforto pré-pandemia, mas também à influência das redes sociais.
A incerteza macroeconómica também influenciou as decisões de compra dos consumidores, por exemplo a escolha de companhias aéreas low cost para viajar. Em Portugal, a procura por experiências mais do que duplicou (151,6%) em relação a 2019, e aumentou 45,3% comparando março de 2023 com o ano anterior. Contrariamente, os gastos com a compra de bens registaram um crescimento inferior, de 68% comparando com 2019 e 35% em termos homólogos.