Produtos e Marcas

Mazda apresenta três exemplos da electrificação no ECAR SHOW 2023

None

A Mazda apresenta-se, este ano, no ECAR SHOW - Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico com três propostas electrificadas: o 100% eléctrico MX-30 e-Skyactiv EV, o novo CX-60 e-Skyactiv PHEV e o urbano Mazda2 Hybrid. Dedicado ao mercado automóvel electrificado, o certame realiza-se, este ano, nos pavilhões da Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, na parte oriental da capital entre os dias 12 e 14 de Maio

São quatro os Concessionários Mazda envolvidos nesta acção – AutoSueco Automóveis, Oneshop, Santogal e Xanauto – prontos para apresentar ao muito público ali esperado três das mais recentes propostas do catálogo da marca, todas apontando ao futuro mais imediato do sector automóvel na Europa: a electrificação.

É por demais importante a presença da Mazda nestes certames, pela crescente importância da temática da eletrificação, e pelo modo como podemos espelhar a nossa completa presença com produtos diferenciados, adequados aos patamares da mesma”, refere Ana Penteado, Directora de Marketing da Mazda Motor Portugal. “Depois de há um ano termos concentrado a nossa aposta no MX-30 100% eléctrico, decidimos, para esta edição, juntar-lhe duas outras propostas, o novo topo-de-gama CX-60 PHEV e o bem-sucedido Mazda2 Hybrid, numa abrangente proposta de modelos, direccionados a diferentes segmentos”.

Entre as acções previstas estão os habituais test-drives que os clientes poderão efectuar, pelos percursos desenhados nas imediações do espaço, permitindo-lhes um primeiro contacto dinâmico, depois complementado com as informações detalhadas sobre cada modelo. Poderão, depois e caso o entendam, iniciar os processos de compra com um conjunto de condições específicas, nomeadamente as inerentes a eventuais contratos com soluções de financiamento FlexiMazda muito atractivas.

Sublinhe-se, ainda, a oferta da Garantia Mazda de 6 anos (ou 150.000 quilómetros, o que suceder primeiro) que cobre todos os defeitos de material e de fabrico, bem como os custos de reparação ou de substituição de componentes afectados (excepto peças de desgaste). No caso do Mazda MX-30, a sua Bateria de Alta Voltagem conta com uma Garantia de 8 anos (ou 160.000 quilómetros).

Mazda CX-60 PHEV

Em grande destaque estará o Mazda CX-60 PHEV, um SUV topo de gama e que é, também, a primeira proposta da Mazda no domínio plug-in híbrido. Criado pelos mestres designers japoneses sob o conceito “Crafted in Japan”, que enaltece as suas origens e o cuidado artesanal com que é concebido, o CX-60 PHEV representa tudo o que a Mazda tem vindo a incorporar no seu ADN ao longo da sua centenária história.

O modelo de estrada mais potente alguma vez produzido pela Mazda – 241 kW / 327 cv de potência total e de um abundante binário de 500 Nm – combina uma versão modificada do bloco de quatro cilindros Skyactiv-G de 2,5 litros, a gasolina e injecção direta, com um motor elétrico de grandes dimensões (129 kW) e uma bateria de iões de lítio (355V e 17,8 kWh), de elevada capacidade. A nova e poderosa arquitectura inclui um sistema de tracção integral e uma também nova caixa automática de 8 velocidades, garantes de um carácter desportivo sem precedentes, num conjunto sublimado por uma ampla gama de tecnologias, grande parte delas direccionadas ao condutor e ao processo de condução.

Mazda MX-30 e-Skyactiv EV

Best-seller da marca no nosso país, o Mazda MX-30 e-Skyactiv EV aposta integralmente na vertente 100% elétrica, apresentando-se aos visitantes como um SUV que, na actual geração, já espelha evoluções de conteúdo, ao nível dos carregamentos (solução trifásica de 11 kW e melhorias nos carregamentos rápidos DC, com uma carga máxima de 50 kW; em cerca de 26 minutos), bem como na própria estrutura da gama, dividida por quatro os níveis – Prime-Line, Exclusive-Line, Advantage e Makoto – associados às cores, integrais e Multi-Tone, e aos acabamentos interiores ímpares na gama Mazda (Modern Confidence, Industrial Vintage e Urban Expression), ambiente onde se destaca um detalhe diferenciador: a cortiça de origem portuguesa.

Mecanicamente, conta com um propulsor e-Skyactiv, que combina um motor 100% eléctrico com uma bateria de iões de lítio de 35,5 kWh, gerando uma potência máxima de 107 KW / 145 cv e um binário máximo de 270,9 Nm, para um consumo energético de 17,9 kWh/100 km, naturalmente que com zero emissões de CO2. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos e tem uma autonomia de 200 km (265 km em ambiente urbano; valores combinados, WLTP).

Mazda2 Hybrid

Proposta do segmento B de características urbanas, o inédito Mazda2 Hybrid conta com um motor de três cilindros a gasolina, com 1490 cc e 93 CV / 68 kW, acoplado a um motor eléctrico de 59 kW, gerando uma potência combinada de 116 CV / 85 kW. O arranque em modo EV (100% eléctrico), fá-lo evoluir suavemente e em silêncio em ambientes urbanos, gerando zero emissões. Conduzido em meio periurbano e em autoestrada, a potência reparte-se entre ambos os blocos, com um desempenho optimizado para uma maior eficiência de consumos e emissões.

Sendo 100% híbrido, não obriga a recarregamentos a partir de fontes externas, sendo a sua potência gerida por um gerador accionado pelo motor. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos e atinge 175 km/h de velocidade máxima. Em desaceleração e travagem, a recuperação da energia cinética transforma-se em energia eléctrica, que é armazenada na bateria de elevado desempenho.