Usar o smartphone para contornar este 'novo normal'
A WIKO, empresa europeia de smartphones, aborda situações em que os equipamentos móveis e a tecnologia podem ajudar a garantir a segurança e a distância física
Diga "adeus” aos menus de papel nos restaurantes
Um dos temas mais recorrentes durante o desconfinamento foi a importância da higiene. Não chega apenas lavar e desinfectar as mãos, pois, para minimizar contágios, uma das medidas tomadas pelos profissionais dos sectores de restauração e hotelaria foi substituir todos os elementos físicos que até então passavam de mão em mão entre os clientes.
Um exemplo disso são os menus físicos em restaurantes, substituídos pela opção mais higiénica do mercado: códigos QR.
Graças à tecnologia dos smartphones, basta ler o código QR para ver as opções de comida e bebida.
Reserve tudo previamente, é imprescindível para evitar aglomerados
Neste momento, em que as multidões representam um risco para a saúde e para os que estão à nossa volta, é essencial reservar ou marcar previamente os compromissos.
Seja no cabeleireiro, no escritório, no médico ou num dos restaurantes favoritos, as empresas quiseram manter-se responsáveis perante esta luta contra o vírus e estabeleceram a possibilidade de marcar horários sem ser necessário ir ao local.
Através de um site ou aplicação, com um simples 'clic' no seu smartphone, terá a hora e o dia exacto da revisão do carro ou do jantar com amigos.
Evitar tocar em superfícies ou elementos de espaços comuns
A tecnologia contactless tornou-se numa solução essencial para impedir a disseminação do coronavírus nesta “nova normalidade”. Veja-se o exemplo dos pagamentos via multibanco.
Recursos como reconhecimento facial ou Assistente do Google permitem aceder a aplicações sem ser necessário tocar no ecrã do smartphone. Além disso, no caso de edifícios inteligentes que possuem dispositivos interconectados graças à IoT, será possível abrir ou fechar portas, ligar e desligar as luzes, controlar o sistema de ar condicionado ou ligar televisões e ecrãs ao smartphone.
Desta forma, não precisarás de manipular teclas, interruptores, pegas ou partilhar um comando para activar os dispositivos que precisamos de usar a toda a hora.
Videochamadas como alternativa às reuniões físicas
Durante o confinamento, passámos horas e horas a conversar com familiares, colegas de trabalho ou clientes, tudo através do smartphone.
Pessoas que nunca tinham usado esta função passaram a usá-la diariamente como forma de se manterem próximas do resto do Mundo.
Portanto, enquanto voltamos ao normal, a WIKO recomenda que continuemos a usar videochamadas como uma alternativa a algumas reuniões com clientes ou colegas, e até que continuemos a organizar encontros com amigos e convidar também aqueles que moram mais longe – as videochamadas não conhecem distâncias.