Prazeres

Quase metade dos portugueses optou por comprar as prendas de Natal on-line

A conclusão é de um inquérito sobre os hábitos de consumo no Natal do showroomprive

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O showroomprive.pt - clube de vendas privadas on-line - realizou um seu inquérito anual sobre os 'Hábitos de consumo dos portugueses no Natal'. Este estudo analisa as perspectivas de compra da população durante a campanha natalina 2020: o seu grau de adoção do e-commerce, os seus gostos e preferências no momento de adquirir presentes e o valor médio designado aos mesmos. O objectivo? Avaliar o impacto da pandemia junto do consumidor português

De acordo com este estudo, o comércio electrónico em Portugal disparou durante os meses de confinamento provocados pela covid-19 e o Natal de 2020 parece acompanhar a tendência já  que 45,30% da população assegura que comprará mais on-line do que no ano passado (30,71% em 2019).

Este ano aumenta também o número de consumidores assíduos ao canal on-line: 17,61% fará todas as suas compras através da rede (comparado com 9,68% em 2019).

Portugueses mais poupados em 2020

Por outro lado, os portugueses também pretendem gastar menos dinheiro este Natal. Com efeito, 4,17% dos inquiridos garante que, neste Natal, terá mais em conta a economia do seu bolso e, portanto, comprará menos on-line; enquanto 9,95% não adquirirá nada por Internet.

A maior parte da população, especificamente 72,98%, prevê gastar no máximo 200 euros em prendas. Destes 38,17% diz que desembolsará entre 100 e 200 euros e 34,81% que empregará uma soma inferior a 100 euros.

Já 14,38% dos entrevistados estima gastar entre 200 e 300 euros (um decréscimo face ao ano anterior). Também decresce relativamente a 2019 o número de compradores que dedicarão um montante total entre 300 a 400 euros às compras de Natal (apenas 6,32%".

'Black Friday' consolida-se como a data de início das compras de Natal

É difícil deixar escapar as ofertas e descontos do ‘Black Friday’ ou assim parece pensar a maioria dos portugueses, uma vez que 48,39% indica haver aproveitado a ‘Black Friday’ para iniciar as suas compras de Natal, beneficiando-se assim dos melhores preços.

Num ano em que não é muito viável fazer planos a longo prazo, aumenta levemente o número de consumidores (constituído por 30,78%) que preferem não se preocupar com o amanhã e deixar este tipo de compra para duas ou três semanas antes do Natal. Contudo, diminui o número de pessoas que prefere fazer as compras 'last minute': 7,88%. Há ainda 13,58% que afirma ter começado esta actividade em Setembro/Outubro.

Moda lidera no 'top' dos prendas mais procuradas

Com que artigos preferem os portugueses  surpreender os seus familiares e amigos neste Natal 2020? A moda reafirma-se por mais um ano como a opção mais votada com 64,65%. Em segundo lugar, garantem a sua posição a perfumaria e os cosméticos com 43,82% (embora o número tenha diminuído levemente em comparação com o ano passado). Na terceira posição, encontramos os livros, com 40,32%. Eis o ranking completo:

  • 1. Moda (roupa e calçado): 64,65% (vs. 73,72% em 2019)
  • 2. Perfumaria e/ou cosméticos: 43,82% (vs. 55,88% em 2019)
  • 3. Livros: 40,32% (vs. 40,94% em 2019)
  • 4. Jogos, Jogos de mesa ou videojogos: 27,42% (vs. 26,00% em 2019)
  • 5. Tecnologia (smartphones, tablets…): 29,44% (vs. 36,38% em 2019)
  • 6. Joalheira, acessórios e/ou complementos: 23,79% (vs. 33,33% em 2019)
  • 7.Produtos de decoração de casa: 21,24% (vs. 25,86% em 2019)
  • 8. Artigos para a prática de desportos em casa: 11,42% (vs. 21,02% em 2019)
  • 9. Dinheiro vivo: 13,84% (vs. 13,28% em 2019)
  • 10. Presente feito por si: 16,13%
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