Turismo Prazeres

Restaurante KAMPO inicia projecto para promover Madeira enquanto destino turístico gastronómico

A iniciativa '12 chefs 12 meses' contará com a colaboração de 12 chefs convidados

None

A estreia do projecto será no dia 28 de Janeiro, com o chef Tiago Bonito como primeiro convidado

O restaurante KAMPO by chef Júlio Pereira, situado no Funchal, dá início ao projecto '12 chefs 12 meses', recebendo mensalmente um chef convidado para juntos visitarem o arquipélago, produtores e produtos endógenos, de forma a valorizar a Madeira e promover a ilha enquanto destino turístico gastronómico de excelência.

A estreia será no dia 28 de Janeiro, com o chef Tiago Bonito como primeiro convidado.

Através de uma nota de imprensa, explica que "o KAMPO será o embaixador gastronómico da Madeira, com o convite do chef Júlio Pereira aos seus pares, nacionais e internacionais, a descobrir a ilha, produtores e locais emblemáticos ligados à identidade gastronómica e aos ilhéus, privilegiando a descoberta dos 'saberes e sabores' típicos desta região".

"Na cozinha, juntos, irão criar menus especiais com base na sazonalidade, diversidade e cultura únicas destas ilhas, com os seus produtos característicos como protagonistas, que serão aperfeiçoados na sequência das visitas, pesquisa e contacto vivido 'in loco' com a Natureza, locais e produtos. Todos os chefs convidados são desafiados a trabalhar produto de qualidade, sazonal e característico deste arquipélago, com uma abordagem contemporânea e a diversidade de técnica que cada convidado trará consigo", acrescenta. 

O projecto, explica, "visa a valorização da Madeira no seu todo, envolvendo a dinamização da ilha e do património natural, cultural e gastronómico enquanto ferramenta de desenvolvimento local".

"Os eventos pretendem levar pessoas à Madeira, para que estas levem a Madeira consigo, ao divulgar o território, as tradições e a qualidade, diversidade e disponibilidade do produto, apoiado na credibilidade de um chef que vive, trabalha e promove a ilha há vários anos", sustenta. 

Para o chef Júlio Pereira, esta iniciativa é uma mais-valia para a Região. 

É com enorme orgulho que partilho tanto a minha cozinha, como esta que agora é a minha ilha, com a chefs de várias origens e pontos do mundo. É um prazer receber convidados que partilham a minha paixão pela gastronomia e podermos criar experiências únicas que celebram e promovem a enorme beleza e diversidade de oferta do arquipélago, e que é única".  Chef Júlio Pereira

E acrescenta: “São vivências e partilhas de conhecimento que nos marcam, e que nos permitem mostrar a quem nos visita a riqueza do território e da paisagem, dos produtos, dos produtores, das gentes e das suas raízes e tradições, que constituem a essência da Madeira, e que devem ser protegidos, valorizados e perpetuados". 

Júlio Pereira desafia também os convidados a trabalhar com ingredientes endógenos, muitas vezes produzidos em pequena escala e/ou de difícil acesso pelas condicionantes geográficas, e que envolvem ajustes diários e uma dinâmica diferente do habitual.

O próximo evento será no dia 25 de Fevereiro e contará com o chef Rodrigo Castelo, do restaurante Ó Balcão, Bib Gourmand, em Santarém. No mês seguinte, será o Diogo Rocha, chef do Mesa de Lemos, em Viseu, com uma estrela Michelin, a descobrir as maravilhas da Madeira e a apresentar as suas criações originais no dia 25 de Março.