Prazeres

Cão mais velho do mundo é português e chama-se Bobi

Vive em Leiria e tem 30 anos e 266 dias

Chama-se Bobi, tem 30 anos e 266 dias, vive em Leiria e foi considerado pelo Guinness World Records o cão mais velho do Mundo, quebrando também um recorde de quase um século, já que o cão mais velho de todos os tempos, Bluey (1910-1939), era um cão-pastor australiano que viveu até os 29 anos e 5 meses de idade.

Segundo o Guinness, Bobi "tem estado toda a sua vida com a família Costa na aldeia rural de Conqueiros, em Leiria, Portugal".

"Tinha oito anos quando o tive [agora tem 38]. O meu pai era caçador e teve sempre imensos cães", contou o dono, Leonel Costa.

Identificado como um rafeiro alentejano puro, é frisado que esta é "uma raça de cão de guarda de gado com uma esperança média de vida de 12-14 anos".

Actualmente, o dono explica que "Bobi é menos aventureiro", tem dificuldades a andar e tem problemas de visão, pelo que "passa a maior parte do tempo no quintal com os seus quatro amigos felinos".

O dono acredita que o segredo da longevidade de Bobi reside no facto de o animal viver em liberdade, sem estar preso a correntes ou trelas, ser bem alimentado e ser amado.