Roteiro

Roteiro dos destaques da semana na RTP2 revela várias novidades

Há propostas especiais, que incluem estreias, séries, documentários, filmes e música

None

'Piazzolla, os Anos do Tubarão' (2018) - estreia

Filme para ver esta segunda-feira, às 23h30

Filme do cineasta argentino Daniel Rosenfeld. Um retrato inédito do lendário músico que deu uma nova vida ao tango.

Retrato do lendário bandeonista Astor Piazzolla (1921-1992) e da sua música. Através de imagens e registos de áudio inéditos, descobertos pelo filho Daniel, um filme intenso e fascinante sobre a arte, a família e os mistérios da criação, que permite descobrir a intimidade deste génio que mudou para sempre a história do tango.

Astor Piazzolla, bandoneonista e compositor, revolucionou o tango e deixou a sua marca noutras músicas, do jazz à música erudita. Quase três décadas após a sua morte, o seu legado é único, o seu estilo continua a manter a mesma frescura vibrante e as suas peças são constantemente revisitadas.

Andrea Camilleri – Um Mestre sem Regras

Documentário para descobrir na quarta-feira, às 23 horas

A vida e obra de um dos mais importantes escritores italianos, criador do famoso Comissário Montalbano.

A vida e obra de Andrea Camilleri (1925-2019), um dos mais importantes escritores e intelectuais italianos do nosso tempo, criador do famoso Comissário Montalbano.

O documentário percorre as várias etapas da carreira teatral e literária e da vida privada do escritor, desde a adolescência em Porto Empedocle, ao período em que foi professor na Academia Nacional de Artes Dramáticas.

Uma conversa inspiradora e comovente, conduzida pela actriz e jornalista Teresa Mannino, que revela a vida e o pensamento de um grande mestre. Através das suas obras literárias, de testemunhos de quem o conheceu, mas acima de tudo da sua própria vontade de contar histórias, conhecemos os segredos do mais recente fenómeno literário da Itália. Os mil rostos de um homem, que se revelou tardiamente para o grande público, mas que tem mil vidas para contar. RTP2

'Último Tango em Halifax' (estreia da série)

Para ver na quinta-feira, às 10h30

Série britânica, com a chancela BBC. Uma comédia dramática sobre romance e segundas oportunidades.

Alan e Celia, namorados de infância, ambos viúvos e nos seus 70 anos de idade, apaixonam-se novamente quando se reencontram passados quase 60 anos. A sua relação é uma história que celebra o poder do amor em qualquer idade. Mas é também uma história sobre a família, e a bagagem que vem com a família. E o seu casamento é a prova de que, independentemente da idade, os relacionamentos serão sempre complicados. A filha de Celia, Caroline, uma respeitada professora, luta para criar os dois filhos rapazes, enquanto lida com as infidelidades do marido. Enquanto a rebelde e complicada filha de meia-idade de Alan, Gillian, luta para ganhar a vida numa bela mas desoladora quinta. Como é que estas mulheres tão diferentes vão lidar com o anúncio de casamento dos pais? RTP2

'Os Miseráveis' e Victor Hugo – Em Nome do Povo (estreia)

Documentário para ver na quinta-feira, às 23 horas

Por que razão este texto é tão importante? ‘Os Miseráveis’ de Victor Hugo (1802-1885) é um dos argumentos mais conhecidos da história da literatura. Melhor ainda, fez do seu autor o porta-voz do povo.

Como e por que razão este texto ainda é tão importante? O documentário de Grégoire Polet propõe encontrar aqueles que se reconhecem no escritor francês para nos contar como Hugo fez ‘Os Miseráveis’ e, sobretudo, como ‘Os Miseráveis’ fizeram Hugo, o Hugo que conhecemos, o Hugo que ele queria ser. Um homem popular. Ontem e hoje. RTP2

Saint Amour (2016)

Filme para ver na sexta-feira, às 23 horas

Comédia dramática francesa, dos realizadores Benoît Delépine (Saint-Quentin, 1958) e Gustave Kervern (Maurícia, 1962), com Gérard Depardieu, Vincent Lacoste, Céline Sallette e Chiara Mastroianni.

Depois de anos de uma relação tempestuosa, e numa tentativa de reconciliação, pai e filho iniciam uma viagem cheia de peripécias e aventuras pela rota dos vinhos de Beaujolais. Para Bruno (Benoît Poelvoorde), o Salão de Agricultura de Paris é o ponto alto do ano. Ali pode percorrer as diferentes regiões vinícolas de França sem sair do espaço da exposição. O seu pai, Jean (Gérard Depardieu), tem um objectivo diferente: apresentar um touro campeão, Nabuchodonosor, e ganhar um prémio. Bruno está farto de ser agricultor e deseja mudar de vida. Para o motivar, o pai decide levá-lo numa verdadeira rota dos vinhos, com o objectivo de fortalecer a relação entre os dois. Para isso contrata Mike (Vicent Lacoste), um jovem taxista parisiense, com quem Bruno e Jean iniciam uma viagem cheia de peripécias e aventuras pelas várias regiões vinícolas francesas. RTP2

Blasko (estreia)

Documentário para ver no sábado, 24 de Outubro, às 22h15

A história de uma pioneira da música indie. Sarah Blasko é uma pioneira na cena musical indie australiana, que cruza a linha entre o sucesso comercial e a integridade artística.

Considerada como uma das cantoras e autoras mais bem-sucedidas da Austrália, o documentário acompanha a jornada de Sarah enquanto embarca no seu mais ambicioso desafio criativo, conceber e escrever um novo álbum de canções, ao vivo num teatro, em apenas 10 dias. À medida que o processo evolui, o mesmo acontece com a história de Sarah. A sua educação com missionários religiosos, as memórias musicais de infância, e a desafiadora morte de um ente querido iluminam o carácter resiliente e único de Sarah. Narrado pela própria Sarah Blasko, o documentário é um retrato íntimo de uma artista num ponto de viragem crucial. RTP2

98 Octanas (2006)

Filme português para ver no sábado, às 23h15

Fita do cineasta português Fernando Lopes (‘Belarmino’, ‘Uma Abelha na Chuva’, ‘Crónica dos Bons Malandros’, ‘O Delfim’), com Rogério Samora, Carla Chambel, Márcia Breia e Fernando Heitor.

Ele e ela, Dinis e Maria (Rogério Samora e Carla Chambel), não se conhecem. Algures, numa área de serviço da autoestrada Lisboa - Porto, ele para para descansar. Ela também lá está e parece tão à deriva quanto ele: é um encontro fortuito que talvez não tenha nada de fortuito. Quase sem palavras, partem os dois no carro dele. A partir daí, sucedem-se as áreas de serviço, os motéis, as conversas e os silêncios, as revelações e os mistérios. Ele e ela desenham o mapa de uma aventura interior cujo destino ambos desconhecem. Em todo o caso, ela espera que ele a conduza a um lugar primordial, quase mítico: a casa da avó. Na sua solidão, cada um deles pode, pura e simplesmente, perder-se... ou, talvez, encontrar o outro. RTP2

John Williams ao vivo em Viena (estreia)

Concerto para ver no domingo, 25 de Outubro, às 23h05

John Williams, o mago da música para filmes, dirige os mais populares e lendários temas da sua autoria, incluindo excertos de ‘Harry Potter’, ‘Indiana Jones’, ‘E.T.’ e ‘Guerra das Estrelas’.

‘Harry Potter’, ‘Indiana Jones’, ‘Parque Jurássico’, ‘E.T.’, ‘Guerra das Estrelas’, as bandas sonoras de John Williams, o mago da música para filmes, estão entre as mais populares da história do cinema.

Músicas lendárias galardoadas com prestigiados prémios, que incluem cinco Óscares, cinco Emmys, quatro Globos de Ouro e vinte e cinco Grammys. O lendário compositor teve a ‘honra especial’ de se apresentar pela primeira vez em concerto na Europa, em Janeiro de 2020, onde dirigiu a Filarmónica de Viena.

Um concerto que incluiu os mais famosos, sublimes e comoventes temas da sua autoria e que contou com a participação da excepcional violinista Anne-Sophie Mutter. Continuando a colaboração entre os dois músicos, que começou com o álbum ‘Across the Stars’, o concerto no Musikverein de Viena apresentou os mais emblemáticos temas musicais da história do cinema, alguns em arranjos para violino e orquestra escritos especialmente por John Williams para a violinista alemã. RTP2
Fechar Menu