Pessoas

'Caminhada Rosa' de Machico com poucos mas muito significado

None
Fotos Rui A. Silva/ Aspress

Esta quinta-feira, dia 29 de Outubro, o Núcleo de Machico da Liga Portuguesa Contra o Cancro promoveu a sua ‘Caminhada Rosa’, uma iniciativa integrada no movimento ‘Outubro Rosa’, que procura mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama.

Ao contrário dos anos anteriores, foram poucas – menos de uma dezena, todas elas voluntárias do Movimento ‘Vencer e Viver’ – a aderir a esta marcha simbólica.

Veja as fotos:

Helena Toste Silva, responsável pelo voluntariado, explica que devido à covid-19 a retoma das actividades com as utentes da Liga – um dos grupos de risco para o coronavírus – tem-se feito com alguma dificuldade, sobretudo em Machico, pese embora o empenho das voluntárias.

“Nós tínhamos aqui uma porta aberta e as pessoas iam e vinham. Neste momento não pode ser, por razões de segurança. Nós temos que contactar com pessoas que estão a passar pelo processo [de luta contra o cancro] e outras que já passaram por isso. Ou seja, são todos grupos de risco. Mas nós somos persistentes, vamos manter as actividades com as regras de segurança: tirar a febre, limitar as actividades a sete pessoas e mais vezes durante a semana”.

Helena refere que a questão coloca-se sobretudo ao nível das actividades de ocupação de tempos livres e iniciativas públicas, como é o caso da caminhada.

“Reabrimos as actividades este mês nos vários núcleos (Porto Santo, Funchal, Machico, Ribeira Brava e Porto Moniz; Santana preferiu manter-se ainda fechado). A parte da psico-oncologia está a funcionar muito bem, as consultas são individuais; o apoio social está a funcionar muito bem; as actividades de ocupação de tempos livres (costura, exercício físico, informática, etc.) é que estão a retomar mais devagarinho. No Funchal estamos a retomar embora com menos gente do que o habitual, mas aqui em Machico é onde estamos a ter mais dificuldades”.

Ainda assim, a responsável, que é também uma sobrevivente do cancro da mama, mostra-se “confiante” de que as coisas vão melhorar.

Sobre o movimento ‘Vencer e Viver’

‘Vencer e Viver’ é um movimento de entreajuda que visa o apoio a todas as mulheres, familiares e amigos desde o momento em que é diagnosticado um cancro da mama. Baseia-se no contacto pessoal entre a mulher que se encontra a viver uma situação de particular vulnerabilidade e uma voluntária, que vivenciou uma situação semelhante.

Teve origem em 1953 nos EUA, por iniciativa de Teresa Lasser, uma mulher a quem foi diagnosticado um cancro da mama e que iniciou visitas hospitalares a outras mulheres também sujeitas ao mesmo tipo de diagnóstico, oferecendo apoio emocional através de um testemunho de esperança.

Em Portugal, é promovido e financiado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, através dos seus Núcleos Regionais e teve início em 1981. A nível internacional está integrado e segue os princípios gerais do ‘Reach To Recovery International’.

Fechar Menu