Produtos e Marcas

Aumenta procura por portáteis, livros escolares e secretárias

É o que revelam os dados estatísticos da OLX

None

Ao longo do ano verificaram-se diferentes picos deste indicador nos artigos referidos, sobretudo durante os períodos de confinamento, desconfinamento e, mais recentemente, no regresso às aulas

A OLX - empresa detentora dos conhecidos portais Standvirtual,  Imovirtual  e OLX - divulgou há poucos dia um estudo com base em dados disponíveis na plataforma de , no qual analisa a evolução da procura (contactos feitos a anúncios) e oferta (anúncios novos e activos) por portáteis, livros escolares e secretárias.

As conclusões apresentadas dizem respeito aos primeiros nove meses de 2020 (Janeiro a Setembro).

“Este estudo dá-nos uma real perspectiva sobre o impacto da Covid-19 no ensino em Portugal. Com o confinamento, e consequente lançamento da Telescola / Estudo em Casa por parte do Governo, as famílias viram-se obrigadas a criar as condições necessárias para que os mais jovens pudessem desenvolver a sua principal actividade. Como sempre acontece, e os números deste estudo comprovam-no, o OLX voltou a ser uma opção natural para a maioria das pessoas que procuravam soluções válidas, imediatas e mais económicas para os seus problemas” Lucas Alves, Content Marketing Specialist do OLX Portugal

Computadores portáteis

  • O n.º de contactos a anúncios deste tipo de equipamentos cresceu 40% de Fevereiro para Março e 100% de Março para Abril (confinamento). Depois registou-se um retorno gradual a níveis pré-Covid-19 até Julho. Em Agosto (+5%) e Setembro (+15%), meses de preparação do regresso às aulas, voltou a sentir-se um aumento da procura.
  • As regiões do país em que esta procura foi mais intensa nos períodos referidos foram Braga, Aveiro e Porto.
  • Do lado da oferta, a tendência é semelhante ainda que menos significativa. Verificou-se uma subida de 8% entre Março e Abril, de 2% em Agosto e 7% em Setembro.

Livros escolares

  • Neste caso, a tendência de crescimento da procura verificou-se ligeiramente mais tarde. De Março para Abril subiu 29& e no mês seguinte +8%. Já de Junho para Julho o aumento foi de 17% e esta tendência manteve-se nos dois meses seguintes: Agosto (+32%) e Setembro (+21%).
  • No mapa do país, Braga, Aveiro e Porto foram novamente os distritos em destaque neste indicador.
  • Em termos de oferta, os números indicam um crescimento contínuo desde Maio. O registo mais elevado foi de 10% entre Julho e Agosto.

Secretárias

  • No que respeita a este artigo, a procura aumentou em entre Março e Abril (+29%) e voltou a subir em Maio (+15%). Em seguida houve um regresso aos valores pré-pandemia até Julho. Em Agosto cresceu novamente 17% e em Setembro 8%.
  • Os distritos que mais se destacaram foram Setúbal, Braga e Porto.
  • No que concerne à oferta, também se regista um crescimento estável desde Abril. O registo mais elevado foi de 10% entre Abril e Maio.
Fechar Menu