Prazeres

Podcast ‘Depois das sete’ entretém confinados

O humorista e radialista madeirense João Gouveia é o autor deste postcast que se estreou no primeiro dia de recolher obrigatório na Madeira

None

Com o objectivo de dar às pessoas mais motivos para ficarem em casa para ajudar a combater a propagação da covid-19, o humorista e radialista João Gouveia surge com um podcast, intitulado ‘Depois das sete’.

“O podcast iniciou-se no primeiro dia do recolher obrigatório na Região”, começou por explicar.

Porque nesta altura o importante é arrancar gargalhadas às pessoas, revelou que este podcast é, sobretudo, humorístico, sendo esta também uma forma de descontrair os convidados para que a conversa flua de uma forma mais natural.

O podcast tem um cariz humorístico. É uma viagem no tempo feita pelo convidado, de forma a que este possa recordar as boas memórias, e é também uma forma de tentar perceber como é que cada um deles contribui para a sociedade através da sua profissão. No final das conversas são feitas perguntas que só podem ser respondidas com ‘sim’ ou ‘não’”. João Gouveia

Luís Paulo Sousa (4litro), JP Ramos (humorista), Dany Gonçalves (atletismo), Marco Ferreira (árbitro da I Liga), Gil Rodrigues (dos extintos Outsiders Moto Club e da Alternativa Loja do Condutor) e Miguel Guarda (jornalista e director JM-FM) são os alguns dos nomes que já passaram pelo ‘Depois das sete’.

Apesar de ainda ser recente, João Gouveia não tem dúvidas de que o podcast está a ter o alcance pretendido e, por isso, tem superado as suas expectativas.

Sendo a primeira experiência neste formato, posso dizer que até excedeu um pouco as expectativas. Foi uma ideia espontânea, que veio à cabeça no dia antes ir para o ar e existindo tantas coisas do género na internet, estou contente pelo ‘feedback’ das pessoas, que me têm feito sentir que há espaço para isto”.

O podcast é transmitido, de segunda a sexta-feira, nas páginas de Facebook de J Gouveia e da Rádio Calheta. Depois, é feito um ‘best of’ de todos os episódios e publicado na página de Instagram do autor de ‘Depois das sete’.

O projecto não terá continuidade no tempo, tendo apenas sido criado para esta altura de recolher obrigatório, que acontece às 19 horas, nos dias de semana, e às 18 horas, nos fins-de-semana, na Madeira.

O que é um podcast:

O podcast é um  ficheiro digital multimédia (mais comummente de formato áudio), contendo um episódio de um programa, que pode ser descarregado da internet e  reproduzido num computador, smartphone ou leitor portátil.

Eis alguns dos mais conceituados podcasts portugueses:

'Maluco beleza':

Rui Unas lançou o 'Maluco Beleza' em 2012, com o objectivo de criar um espaço de conversa livre e descontraído. A cada episódio, o actor recebe um convidado diferente, tendo já passado nomes como Carlão, Diogo Morgado, Lili Caneças, Ana Guiomar ou Catarina Furtado. 

'Fuso':

Há três anos que Mariana Cabral, mais conhecida como 'Bumba na Fofinha', faz sucesso no YouTube. Em Outubro de 2019, a comediante mudou-se para Nova Iorque e decidiu começar a contar as suas aventuras neste podcast. Entretanto, regressou a Portugal, mas promete continuar a fazer companhia aos portugueses, sobretudo durante estes tempos difíceis devido à pandemia.

'Governo sombra':

Às sextas-feiras, Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares juntam-se para o 'Governo Sombra', que é moderado por Carlos Vaz Marques, onde falam da actualidade política portuguesa e internacional. O programa é transmitido em directo na SIC Notícias, mas também é partilhado em formato de podcast, no site da TSF.

'Vamos todos morrer': 

Hugo van der Ding está quase todos os dias de manhã na Antena 3 para o programa 'Vamos Todos Morrer', cujos episódios têm no máximo 10 minutos e em cada um o assunto é a vida e, principalmente, a morte de uma figura famosa.

'Perguntar não ofende':

 Criado e produzido por Daniel Oliveira e João Martins, 'Perguntar Não Ofende' é um podcast de entrevistas e debates onde a política é o tema habitual. O programa é semanal e já recebeu várias personalidades nacionais e internacionais, como António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa, Dilma Rousseff, Gregório Duvivier e Ricardo Araújo Pereira. 

'Terapia de casal':

O humorista Guilherme Fonseca e a blogger Rita da Nova são um casal e decidiram criar um podcast para discutir assuntos triviais do dia-a-dia. Chamaram-lhe 'Terapia de Casal', onde vão receber alguns "terapeutas" para os ajudar. Na verdade, não se tratam de profissionais de saúde, mas sim de amigos e conhecidos dos dois. 

Fechar Menu