Prazeres

Prémios Grammy adiados para Março e Maria Mendes é uma das nomeadas

Evento deveria acontecer no dia 31 de Janeiro, mas o aumento de casos na Califórnia levou a mais esta mudança já habituais ao longo de 2020

Foto Facebook/Maria Mendes
Foto Facebook/Maria Mendes

Os prémios Grammy foram adiados de 31 de Janeiro para Março, em data ainda a anunciar, devido à pandemia, informou ontem a associação de profissionais da música (Recording Academy), em declarações à Associated Press.

A cantora portuguesa Maria Mendes é uma das nomeadas para os Grammy, os prémios norte-americanos de música, pelos arranjos do tema "Asas Fechadas", coassinados com o pianista John Beasley.

Maria Mendes, natural do Porto e radicada nos Países Baixos, está indicada para o Grammy de Melhores Arranjos, Instrumentais e Vocais, com o tema "Asas Fechadas", de Amália Rodrigues, que gravou no álbum "Close to me", com John Beasley e a Metropole Orkest da Holanda, lançado em outubro de 2019.

Maria Mendes | Close To Me - ASAS FECHADAS - AUDIO ONLY_Latin Grammy 2020 nominee

©2020 Maria Mendes - Asas Fechadas * GRAMMY 2021 nominee for Best Arrangement Instruments & Vocals* LATIN GRAMMY 2020 award-nominated song for Best Arrangeme...

Aquando da sua nomeação, em Novembro do ano passado, a cantora reagiu na sua página no Facebbok, frisando: "ESTOU SEM PALAVRAS... É tanta a ADMIRAÇÃO que tenho pelos outros indicados que estão na mesma categoria a que estou nomeada! Se não conhecem ainda o trabalho mais recente do Pat Metheny, Jacob Collier, Becca Stevens e Saje por favor façam-no e encantem-se!"

Aumento de casos suspende retoma

Assim, a 63.ª cerimónia dos Grammy, evento de atribuição dos prémios da indústria discográfica americana, decorre em Los Angeles, no Staples Center, Califórnia, onde o número de infecções por covid-19 tem vindo a crescer.

Depois de ter sido numa primeira fase menos afetada do que outros estados dos EUA, a Califórnia tem assistido, desde o início de Novembro, a um aumento da covid-19 e tem registado diariamente milhares de novos casos de infecção pelo novo coronavírus.

O estado mais populoso dos Estados Unidos registou, em 31 de Dezembro, um recorde de 585 mortes.

O condado de Los Angeles, o epicentro da crise pandémica na Califórnia, ultrapassou as 10.000 mortes pelo novo coronavírus, o que representa 40% das mortes na Califórnia, o terceiro estado a atingir as 25.000 vítimas mortais.

A cerimónia dos Grammy Awards é apenas mais um de muitos eventos que têm vindo a ser cancelados ou adiados à conta da pandemia, inclusive já este ano não só no mundo do 'showbiz'.

São os casos das provas de surf, sendo a Califórnia, um dos centros da modalidade. O Sunset Open (que teria lugar de 19 a 28 de Janeiro) e o Big Wave Jaws Championship foram cancelados, tendo o Santa Cruz Pro (2 a 12 de Fevereiro) sido adiado, sendo estas das principais provas da costa oeste dos Estados Unidos.

No Ténis, o torneio de Indian Wells, na Califórni, tradicionalmente a primeira grande prova anual de Masters, tanto para homens (ATP) como para mulheres (WTA), deveria ocorrer em Março, mas foi adiado ainda sem data.

Tudo previsto para ser online

Os organizadores dos Grammy já tinham planeado uma cerimónia adaptada ao cenário de pandemia, sem audiência, apenas com os apresentadores e artistas convidados a atuar durante a emissão, no canal nacional CBS.

A cantora Beyoncé lidera as nomeações aos prémios da indústria discográfica americana, anunciadas no final de Novembro, com nove.

Seguem-se Taylor Swift, o rapper Roddy Rich e a cantora britânica Dua Lipa, cada um deles com seis nomeações.

Para o Grammy de Álbum do Ano estão nomeados "Chilombo", de Jhené Aiko, o disco homónimo dos Black Pumas, "Everyday life", dos Coldplay, "Djesse vol. 3", de Jacob Collier, "Women in music Pt. III", das Haim, "Future Nostalgia", de Dua Lipa, e "Hollywood's Bleeding", de Post Malone.

Outras nomeações

Nesta edição há a registar várias estreias em nomeações, nomeadamente do cantor Harry Styles, em três categorias com o álbum "Fine Line", os sul-coreanos BTS, nomeados para Melhor Performance em Duo ou Grupo, e os Strokes, para Melhor Álbum Rock, com "The New Abnormal".

Nas categorias de Melhor Canção Rock e Melhor Performance Rock dominam as mulheres, estando nomeadas Fiona Apple, Brittany Howard, Haim, Grace Potter, Phoebe Bridgers e Big Thief, liderados por Adrianne Lenker.

Fechar Menu