Prazeres

Gamba-da-Madeira será a estrela do 3.º evento '12 chefs 12 meses'

None

Este sábado, 25 de Março, terá início pelas 13 horas, o terceiro evento da iniciativa anual '12 chefs 12 meses', organizada pelo restaurante KAMPO, na Madeira. Nesta edição, o chef Júlio Pereira vai receber o chef Diogo Rocha, do Mesa de Lemos, o único restaurante da zona Centro com uma estrela Michelin. Juntos vão preparar um almoço único que enaltece a gastronomia madeirense e os seus produtos locais. Neste caso, a gamba-da-Madeira será a estrela.

A gamba-da-Madeira, um produto presente nos mares do arquipélago, capturado apenas entre Outubro e Março, por um nicho de pesca artesanal, e de forma controlada, para garantir a sua sustentabilidade, será a estrela deste almoço que vai permitir combinar dois talentos reconhecidos.

O objectivo será trabalhar este produto exclusivo regional e dar a conhecer o seu sabor e textura. 

Queremos que estes eventos promovam e valorizem o território madeirense, a qualidade do que aqui encontramos, e que consolidam a Madeira enquanto destino turístico gastronómico. Ao longo do ano, trazemos todos os meses ao KAMPO um chef convidado, que partilhar a nossa ‘cozinha embaixadora’ trabalhando produtos endógenos, e proporcionando experiências únicas. Este é um convite que fazemos não só aos madeirenses, mas a todos os que nos visitam e procuram conhecer as ilhas na sua autenticidade Júlio Pereira, chef e proprietário do restaurante KAMPO.

O convite ao chef Diogo Rocha resulta, não só da excelência do seu trabalho no restaurante Mesa de Lemos, mas também do seu empenho na defesa dos produtos portugueses e da sustentabilidade na cozinha, práticas que mereceram a distinção pela Michelin, com a atribuição da Estrela Verde em 2022. Situado em Viseu, o restaurante tem por base uma gastronomia centrada nos sabores nacionais e da época, em que a principal preocupação é a garantia da escolha de ingredientes de alta qualidade, produzidos com o mínimo de impacto na natureza, muitos deles da própria Quinta de Lemos, onde o restaurante está inserido, como o azeite, os vinhos Quinta de Lemos e os produtos da horta.

“Gosto de combinar a criatividade com a técnica, mantendo os produtos no seu estado mais puro e natural, e levá-los à mesa com os sabores genuínos. Na ementa do Mesa de Lemos temos não só os sabores e os produtos da região centro, mas também os melhores ingredientes de todo o país, defendendo sempre a portugalidade e a nossa cultura gastronómica.”,  Diogo Rocha, chef e proprietário do restaurante Mesa de Lemos

“Por isso, foi com enorme satisfação que aceitei este convite para cozinhar ao lado do Júlio Pereira, colega que admiro pelo enorme trabalho que tem feito na valorização da Região da Madeira, e que me permitirá descobrir um pouco mais sobre este produto único que é a Gamba-da-Madeira", acrescentou o chef.

Além da visita ao arquipélago, os dois chefs irão dedicar uma manhã à pesca deste camarão, lado a lado com os pescadores, vivendo a arte piscatória artesanal da Madeira, seguida de visitas ao produtor de bolos de mel Chábom e à Madeira Wine Company, num périplo pelos produtores e ícones regionais.

O almoço apresentará um um menu de degustação composto por sete momentos. A refeição terá o custo de 65 euros por pessoa,  com harmonização vínica incluída, composta por três vinhos da Quinta de Lemos: Quinta de Lemos Gégé Espumante Rosé, Quinta de Lemos Chef Júlio Pereira, da ‘Chefs Collection’, e Quinta de Lemos Touriga Nacional.