Prazeres

Scrabble estimula a criatividade

Clássico jogo de tabuleiro é hoje celebrado

None

Promovendo o pensamento criativo e habilidades cognitivas com um jogo estratégico, o Scrabble tem vindo a testar a agilidade com palavras por gerações ao longo dos últimos 75 anos, e por isso, hoje,  13 de Abril, data do nascimento do seu criador, assinala-se o Dia Internacional do Scrabble, para celebrar todas as memórias e momentos bem passados em família e amigos à volta do tabuleiro.

Para além da destreza, criatividade e perspicácia com palavras, o jogo que já vendeu mais de 165 milhões de unidades desde a sua criação, requer também uma grande porção de sorte no momento de retirar as peças das letras, pois serão essas as armas essenciais para desenvolver um bom jogo. E, é de um ápice de sorte que vem o nome do jogo: em inglês scrabble significa procurar, algo que não é visível, de forma rápida com as mãos, como no momento de vasculhar o saco das peças na esperança de encontrar as letras que encaixam na perfeição. Disponível em 28 línguas, incluindo braile, e em 120 países, estima-se que, por hora, são iniciadas 30 000 partidas em todo o mundo, e que em 99% destas partidas, durante os primeiros 5 minutos, há sempre alguém que reclama com as peças que tem em mão.

Este jogo icónico já conta com versões Delux, Junior, Travel, Online e Retro e uniu forças ainda com os franchisings Star Wars, The Simpsons, Feiticeiro de Oz e Harry Potter. De entre os incontáveis fãs de Scrabble por todo o mundo, encontram-se alguns grandes nomes como Daniel Radcliffe, Taylor Swift, Harry Styles, Madonna, Justin Timberlake, Barack Obama, Cristina Aguilera, Kylie Minogue e até mesmo a família Real Britânica. Durante o período de confinamento de Covid-19 jogos de tabuleiro como o Scrabble foram a salvação para muitas famílias que se viram fechadas e com muito tempo livre. Para o cantor português, David Fonseca, o Scrabble permitiu ainda que lançasse o tema “You Feel Like Home” com um videoclip caseiro original, onde utiliza o tabuleiro Scrabble para revelar a letra da música.

Por ano, cerca de 1,5 milhões de jogos Scrabble são vendidos por todo o mundo, o que resulta em 6 000 jogos vendidos por dia. Está no Top 3 de jogos mais jogados no Reino Unido, França e Alemanha e existem até 4 000 clubes de Scrabble no mundo. Tal como o mundo continua a evoluir de forma constante, o Scrabble acompanha estas mudanças, acrescentando novas palavras e frases ao seu dicionário e eliminando outras que já não se adequam aos dias de hoje, continuando a cativar gurus das palavras de novas gerações.

O início da história deste jogo icónico remonta a 1931, no auge da Grande Depressão dos Estados Unidos, onde Alfred Mosher Butts, um arquiteto de renome de Nova Iorque, se encontrava desempregado e com muito tempo para explorar as suas ideias mais criativas. Amante de jogos de tabuleiro, foi no seu humilde apartamento que construiu o protótipo de Lexiko, o precursor do Scrabble, composto exclusivamente por peças de letras. Butts começou por vender este jogo a familiares e amigos por 1$50 e 5 anos mais tarde decidiu aprimorar a sua obra prima e adicionar um tabuleiro de 15x15, batizando esta nova versão de Palavras Cruzadas. Quando James Brunot, aspirante a empresário e fã de palavras cruzadas, conheceu o jogo, propôs uma parceria a Alfred Butts para começarem a produzi-lo em larga escala, já no formato atualmente conhecido e sob o nome Scrabble. Desde o início da sua produção em 1948, já foram produzidos mais de 165 milhões de conjuntos do jogo.

A diversão intemporal do Scrabble resistiu e prosperou durante os últimos 75 anos (e continuará a prosperar por outros tantos) por ser um jogo construído sobre uma simples essência: o que importa não é quantas palavras se conhece, mas como são usadas. Adorado por muitos e um verdadeiro sucesso intergeracional este clássico tem um dia só seu: o Scrabble Day ou Dia Internacional do Scrabble, comemorado hoje, 13 de Abril.